Elaboração de Programas Legais

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, nos termos da NR9, visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, pela antecipação, pelo reconhecimento, pela avaliação e, consequentemente, pelo controle da ocorrência de riscos ambientais, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle, devendo ser elaborado e implementado pela empresa, por estabelecimento.


PPR – Programa de Proteção Respiratória
O programa de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também. É obrigatório para as empresas em que tem trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde.


PCA – Programa de Conservação Auditiva
Um conjunto de medidas a serem desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação ou evolução de perdas de audição. O controle é realizado por exames Audiométricos periódicos em cabines especiais por profissional especializado (Fonoaudiólogo) e esta regulamentado pela NR-9.


 PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho
O PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, nos termos da NR18, obrigatório para estabelecimentos que desenvolvem indústria da construção (grupo 45 da tabela CNAE), com vinte trabalhadores ou mais, implementa medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.


PCMSO – Programa de Controle Médio de Saúde Ocupacional
O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, nos termos da NR7, objetiva promover e preservar a saúde dos trabalhadores a ser elaborado e implementado pela empresa ou pelo estabelecimento, a partir do PPRA e do PCMAT, com caráter de promover prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde.


LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Consiste em um laudo elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.


PPEOB – Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno
Programa destinado a empresas que utilizam Benzeno em suas atividades e que apresentam inviabilidade técnica e econômica de sua substituição. A elaboração é realizada pelo Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho em consonância com o anexo 13-A da NR-15 do Ministério do Trabelho e Emprego.


LEVANTAMENTO AMBIENTAL
Dispomos de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais altamente qualificados para o planejamento, assessoria e execução dos Serviços de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.


Equipe